O curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral


     O curso de Gestão Pública busca desenvolver uma formação ao acadêmico aderente a proposta político pedagógica da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. A UFPR tem mais de 90 anos. No entanto, o Setor Litoral é um empreendimento novo, teve sua inauguração em julho de 2005, com uma nova proposta pedagógica com a ênfase nos projetos de aprendizagem desenvolvidos pelo próprio acadêmico. Destaca-se ainda que o projeto diferenciado da UFPR Litoral permite uma interação estreita entre comunidade universitária   e população litorânea, pois tem como principio norteador o Desenvolvimento Sustentável. É, nesse ambiente que surge o curso de bacharelado em Gestão Pública, o qual teve seu inicio em agosto de 2008.
     O curso nasce do reconhecimento de que as atuais condições de vida –desemprego e desigualdade, degradação e riscos ambientais, padrões insustentáveis de consumo, entre outras – colocam diversos desafios e impõem a necessidade de busca implementação de alternativas que promovam a sustentabilidade ambiental, econômica e social. Trata-se, portanto, da formação de um novo profissional, que desenvolva um pensamento orientado para a visão de conjunto (o enfoque sistêmico), com proatividade, com fortes referências éticas e democráticas, capaz de fomentar a articulação do local com o global e a cidadania, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade devida. Um gestor que entenda a importância do ser humano, do capital social, da cooperação, dos sistemas de rede, da democracia, docomércio justo e relações solidárias, para atuar como empreendedor e gestor, fomentando o desenvolvimento,sobretudo da região em que está inserido.
      O profissional de Gestão Pública habilita-se, portanto, a contemplar as demandas decorrentes do recente processo de transição democrática da sociedade brasileira e dos novos padrões de inserção do Brasil no concerto das nações. Nesse contexto, os princípios da administração pública em todos os níveis, consagrados na Constituição de 1988, que aponta para a accountabilty de todos os agentes e atos no âmbito da esfera pública, presente na noção de boa governança e compreendida em um sentido amplo, não apenas no tradicional, de transparência e controle, mas também de responsividade dos governos perante os cidadãos.
   Os egressos do curso de Gestão Pública podem Trabalhar em repartições públicas do executivo, legislativo e judiciário nos tres níveis de governo - Federal, Estadual e Municipal tal como em empresas públicas, autarquias, fundações.

Fonte: Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário